A Educação sob vigilância da personalidade autoritária
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.81137Palavras-chave:
Autoritarismo. Educação. Escola sem Partido. Psicologia das massas. Emancipação humana.Resumo
Este artigo debruça-se nos recentes desdobramentos políticos no Brasil e a ressonância desse fenômeno na educação. O referencial teórico liga-se aos estudos de Theodor Adorno, Hannah Arendt e Sigmund Freud acerca do caráter autoritário do governante. Ligam-se práticas que visam à construção do líder autoritário, traçando uma linha reflexiva com a concepção de massificação ideológica. Agrega-se o entendimento de personalidade autoritária, de propaganda totalitária e da psicologia das massas, trazendo elementos à percepção da irracionalidade e sua capacidade massificadora. Como resultados obtidos, é notório o caráter receptivo de parte da sociedade ao ideal antidemocrático e anticientífico da educação.
Referências
ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ADORNO, Theodor. La técnica psicológica de las alocuciones radiofónicas de Martin Luther Thomas. Ediciones Akal, S.A, 2008a.
ADORNO, Theodor. Ensaios Sobre a Psicologia Social e Psicanálise. São Paulo: Unesp, 2015.
ABRANCHES, Sérgio. Democracia em risco? 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Cia. das Letras, 2019.
ADORNO, Theodor. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Unesp, 2019.
ADORNO, Theodor. Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo: Unesp, 2020.
ALGEBAILE, Eveline.; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Edições LPP/ UERJ, 2017.
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das letras, 1999.
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2012.
CECILIO, Camila. Enem, ideologia e metas agressivas: veja o que foi discutido entre Bolsonaro e ministro da Educação. Revista Nova Escola. Ano 14, Edição 321, 26 de abril de 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17093/enem-ideologia-e-metas-agressivas-veja-o-que-foi-discutido-entre-bolsonaro-e-ministro-da-educacao. Acesso em: 09 out. 2020.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. Rio de Janeiro: L&PM, 2013.
FREUD, Sigmund. O mal-estar da cultura. Rio de Janeiro: L&PM, 2017.
FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Edições LPP/ UERJ, 2017.
LE BON, Gustave. Psicologia das multidões. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 3ª ed, 2018.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2º ed. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).