Education as a process of subjectivation:

feminist epistemologies for the production of an other subject.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.78740

Keywords:

Education., Feminist epistemologies, Subjectivation process.

Abstract

In this article we mobilize the self-report of a student, within the scope of the specialization course Gender Relations and Sexualities: Interdisciplinary Perspectives, which takes place in a public university. The main argument developed here is that from a perspective of education as a process of subjectivation, we can make alliances with feminist epistemologies for the construction of non-sexist other subjects. Faced with the scenario that we are experiencing with so many setbacks, minimizing our spaces for discussing the knowledge that feminist epistemologies have built, finding cracks, gaps and crevices to keep this knowledge alive is an attitude of resistance so that different bodies and lives that depend on the spreading this knowledge can be liveable.

Author Biographies

Danilo Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Pedagogia (UNINTER, 2020) e Letras Português/Inglês pela UNIRB Faculdade Atlântico (2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e graduação em Bacharelado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994). Na pós-graduação possui Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ (1996) e Especialização em História das Relações Internacionais também pela UERJ (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFJF, lecionando as disciplinas de Prática Escolar, Fundamentos Teórico-metodológico em História e Didática e Prática do Ensino de História, com Estágio Supervisionado. É professor permanente do PPGE/UFJF (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem Conhecimento e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, sexualidade, currículo e homossexualidade. Em 2010 desenvolveu o período de pós doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, trabalhando com a relação entre Cultura Visual, Educação e Homossexualidades. Em 2013 foi agraciado com a menção honrosa Cora Coralina do edital da ANPED/SECADI pela importante contribuição para área de Diversidade Sexual e Educação. Entre 2014 a 2016 ocupou o cargo de presidente nacional da ABEH- Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Em 2020 assumiu a coordenação do Programa de Residência Docente da UFJF

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Published

2022-07-02

How to Cite

OLIVEIRA, Danilo Araújo de; FERRARI, Anderson. Education as a process of subjectivation: : feminist epistemologies for the production of an other subject. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 29–44, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.78740. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/78740. Acesso em: 11 may. 2024.

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