UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores/as

  • Larissa Almeida da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • João Paulino da Silva Neto Universidade Federal do Roraima - UFRR

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i18.31591

Palabras clave:

, Formação, Cultura acadêmica, Ensino Superior, Hermenêutica Analógica

Resumen

A presente pesquisa nasceu a partir da atuação profissional em uma IES particular na cidade de Boa Vista. Essa aproximação com o objeto de estudo suscitou o interesse em buscar a literatura referência na área, para então, desenvolver a pesquisa. A partir dessa questão, organizaram-se os objetivos dessa forma: Objetivo geral: Interpretar como o Centro Universitário Estácio da Amazônia proporcionou às suas egressas no Curso de Serviço Social a formação da cultura acadêmica. Objetivos específicos: Conhecer a concepção curricular e o processo formativo no curso de Serviço Social implementado na Instituição de Ensino Superior; indagar dos egressos do curso de serviço social a cultura acadêmica e suas vivências durante a formação; sistematizar as informações para triangulá-las por meio de uma análise da hermenêutica analógica. A pesquisa segue a corrente filosófica hermenêutica analógica, os sujeitos da pesquisa são cinco egressas e uma docente de uma IES particular na cidade de Boa Vista, sob enfoque qualitativo; a entrevista foi usada como instrumento para a coleta de dados e agregar o problema de pesquisa.

 

Palavras-chave: Formação; Cultura acadêmica; Ensino Superior; Hermenêutica Analógica.

 

ABSTRACT

This theme was born from the professional activity in a particular HEI in the city of Boa Vista. This approach to the subject matter generated interest in seeking the reference literature in the area, to then develop the research. From this issue, we organized the objectives this way: General objective: Interpret as Amazon Estacio University Center provided its graduates in Social Work course the formation of specific acadêmica.Como culture: Know the curriculum design and training process in the course of social work implemented in the Institution of Higher education; Inquiring the course graduates of social work on the academic culture and their experiences during training; systematize the information to Triangula them through an analysis of analog hermeneutics. The research follows the current analogical hermeneutic philosophical, the subjects of the research are five graduates and a teacher of a particular HEI in the city of Boa Vista, under qualitative approach, the interview as instrumental used to collect data and aggregate the research problem.

Biografía del autor/a

Larissa Almeida da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestranda em Educação – Universidade Estadual de Roraima – UERR, Professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM - almeidalarissa642@gmail.com

João Paulino da Silva Neto, Universidade Federal do Roraima - UFRR

Pós-Doutorado em Letras -  Universidade Federal de Roraima – UFRR, Professor da Universidade Federal de Roraima – UFRR

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

SILVA, Larissa Almeida da; SILVA NETO, João Paulino da. UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 75–89, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i18.31591. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/31591. Acesso em: 31 oct. 2024.

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