EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA OMNILATERAL E POLITÉCNICA: UMA PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Ivonei Andrioni Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
  • Ilma Ferreira Machado Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)/ PPGEdu
  • Rose Márcia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i19.20011

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação Ominlateral, Formação Politécnica.

Resumo

omnilateral e politécnica na proposta político-pedagógica, nas práticas dos professores, dos gestores, dos pais e dos alunos de uma escola do campo, bem como identificar como a escola se relaciona com o seu entorno: sindicatos, pastorais, associação de produtores (as), cooperativa. O objeto da pesquisa é a Escola Estadual Florestan Fernandes, no Assentamento Doze de Outubro, no Município de Cláudia/MT. O método referência que permeia a pesquisa é o histórico crítico. Para a pesquisa de campo utilizamos as técnicas de observação, análise documental. Os resultados apontam que existe uma proximidade muito grande entre os projetos que estão sendo desenvolvidos na Escola e os Projetos desenvolvidos pela comunidade; a escola procura articular ensino e trabalho, formação técnica e humana, na perspectiva da politecnia e da formação omnilateral. Concluímos que existe um grande caminho a ser percorrido, e que os caminhantes (professores, pais, alunos, conselheiros) sabem dos limites e das possibilidades, e estão determinados a fazer o percurso, administrando e superando as dificuldades que estão postas; também, estão preparados para enfrentar aquelas que, surpreendentemente, as circunstâncias poderão apresentar.

Palavras-chave: Educação do Campo; Formação Ominlateral; Formação Politécnica.

Biografia do Autor

Ivonei Andrioni, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Graduado em Estudos Sociais pela UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque), Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Educação Básica da rede estadual de Mato Grosso.

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)/ PPGEdu

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no curso de Pedagogia, nas áreas de Didática e Estágio Supervisionado, e no Mestrado em Educacão (PPGEdu/UNEMAT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rose Márcia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH)

Doutoranda no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Graduada em Letras e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Técnica em Assuntos Educacionais – IFMT Campus Avançado Sinop.

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

ANDRIONI, Ivonei; MACHADO, Ilma Ferreira; SILVA, Rose Márcia da. EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA OMNILATERAL E POLITÉCNICA: UMA PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 170–184, 2018. DOI: 10.29148/labor.v1i19.20011. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/20011. Acesso em: 5 out. 2024.

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