Ensino médio integrado:

em busca da utopia da formação integrada

Autores

  • Everton de Souza Instituto Federal de Educação de Santa Catarina - IFSC
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62773

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Politecnia, Capitalismo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender a construção e o desenvolver do ensino médio integrado no país. A investigação justifica-se pela necessidade de superar a dualidade que historicamente permeia a educação brasileira, em que as elites dominantes recebem uma educação diferenciada quando comparada com a classe proletária. No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como revisão bibliográfica, na qual utilizou-se artigos científicos, teses, documentos oficiais e livros de autores renomados que pesquisam a temática no Brasil. Os bancos de dados utilizados foram o Google Scholar e Scielo para buscar artigos científicos, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para encontrar teses e, também, diversos sites institucionais e governamentais para encontrar leis, decretos e documentos que tratam sobre o tema. Compreendemos que o ensino médio integrado, alicerçado nos pressupostos da formação politécnica e omnilateral, apresenta-se como um importante elemento para superar o cenário dicotômico observado na educação brasileira – possibilitando a emancipação humana dos educandos – desde que trilhe os caminhos propostos para esta modalidade de curso e que não se submeta às regras do sistema capitalista.

Biografia do Autor

Everton de Souza, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina - IFSC

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Graduado em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2015). Atualmente é servidor TAE - Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6695-0891

 

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Ciência da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho- UNESP. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC vinculada ao Centro de Ciências da saúde e do esporte- CEFID e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação- FAED/UDESC na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6144-5298

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

SOUZA, Everton de; BENITES, Larissa Cerignoni. Ensino médio integrado:: em busca da utopia da formação integrada. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 105–120, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.62773. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/62773. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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