Ensino Comercial:

Colégio Comercial Visconde de Cairu, São Paulo/SP (1954-2002)

Palavras-chave: ensino comercial, ensino técnico-profissionalizante, ensino profissional

Resumo

O presente artigo tem como temática central a história da instituição escolar Colégio Comercial Visconde de Cairu, no recorte histórico de 1954 a 2002, que corresponde ao seu período de funcionamento. Estabelecida na cidade de São Paulo, no bairro do Belenzinho, esta instituição educacional perpassou diversas fases da história educacional brasileira e uma série de mudanças legislativas, sendo sua trajetória marcante no processo evolutivo do ensino comercial no Brasil. Proposta a partir do referencial da dialética marxista investigativa, a história da instituição aqui apresentada se propõe ao estudo do todo a partir de particularidades, ilustrando mudanças na história da educação e a influência delas no desenvolvimento da escola de nível médio até os dias atuais.

Biografia do Autor

Alessandra Maria Martins Gaidargi Garutti, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professora Doutora, atuante na área de Educação, Ensino e Pesquisa e em Comunicação. Pedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul (2004) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2008). Especialista em Docência no Ensino Superior (2009) e Master Business Communicator em Comunicação Empresarial e Institucional (2011) pela Universidade Paulista. Mestre em Educação para as Mídias - Linha de Pesquisa Teorias e Políticas em Educação (2013) e Doutora em Educação - Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Culturas (2018) pelo PPGE da Universidade Nove de Julho. Pós-doutorado em Educação - Bolsista Capes / Dedicação exclusiva (2020) . Especialização em Neurociência e Neuroeducação (2021). Experiência profissional na área de Educação e Comunicação. Atualmente dedica-se a pesquisas em Educação Dialógica, Culturas de Paz, Educação e Tecnologias. Participa do Grupo de Pesquisa Justiça Dialógica (GRUPJUS) e contribui com a rede Pedagogia da Virtualidade.

Referências

GAIDARGI, Alessandra Maria Martins. Os imigrantes e o ensino comercial no Brasil: apontamentos sobre a influência dos imigrantes na origem dos cursos comerciais. In: Anais do Anais do XI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, Volume II, 27-28 nov. 2019; São Paulo. São Paulo: Universidade Nove de Julho; 2019. p.904-914.
GAIDARGI, João. Horizontes da Educação Brasileira. Coluna. Santos: A Tribuna, 1971.
_______. Horizontes da Educação Brasileira. Coluna. Santos: A Tribuna, 1980.
GATTI, Décio; INACIO FILHO, Geraldo. História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores associados, 2005.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 1. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
_____________. Cadernos do Cárcere. Volume 2. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
NOSELLA, Paolo. Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico RL. VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. LIPHIS, PPGE/UNINOVE, 2009.
NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Campinas: Alínea, 2013.
SANFELICE, José Luís. História das instituições escolares. In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura et all. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores associados: HISTEBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, Pr: UEPG, 2007.
Publicado
2022-07-05
Como Citar
GARUTTI, A. M. M. G. Ensino Comercial:. Revista Labor, v. 1, n. 27, p. 318-346, 5 jul. 2022.
Seção
Artigos