EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: “o trabalho dignifica o homem?”
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33520Keywords:
Currículo Integrado, Educação Omnilateral, Pedagogia Marxista,Abstract
Este artigo, excerto de um estudo maior de dissertação de Mestrado, propõe um paralelo entre os fundamentos epistemológicos e filosóficos que originam e sustentam a concepção de currículo integrado, como teoria pedagógica de base marxista, de um lado, e, de outro, os parâmetros organizacionais e pedagógicos que emergem da experiência de um curso Técnico em Enfermagem analisado, buscando apontamentos no que concerne a rupturas e a continuidades concernentes à educação omnilateral. Utilizou-se, para tanto, pesquisa de natureza básica, do tipo exploratória, com abordagem hipotético-dedutiva e enfoque qualitativo. No que tange ao procedimento, estudo de caso, a partir da técnica de história oral, na modalidade temática. As conclusões apontam que o caso analisado, embora não tenha atingido plenamente o desafio de educação integradora, dadas as disputas e os arranjos organizacionais em contrário, por apresentar ações e intenções integradoras, ainda que embrionárias e inconclusas, constituiu-se como proposta inabitual, em seu contexto espaçotemporal, o que evidencia seu mérito e relevância.
Abstract
This article, an excerpt from a larger dissertation study, proposes a parallel between the epistemological and philosophical foundations that originate and sustain the conception of integrated curriculum, as pedagogical theory of Marxist base, on the one hand, and, on the other hand, the organizational and pedagogical parameters that emerge from the experience of a Technical Course in Nursing analyzed, looking for notes on the ruptures and continuities concerning omnilateral education. For this purpose, research of a basic nature, of the exploratory type, with hypothetical-deductive approach and qualitative approach was used. Regarding the procedure, a case study, based on the oral history technique, in the thematic modality. The conclusions pointed out that the case analyzed, although it did not fully reach the challenge of integrative education, given the disputes and the organizational arrangements to the contrary, for presenting actions and intentions integrating, although embryonic and inconclusive, was an unusual proposal, in its spatio-temporal context, which shows its merit and relevance.
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