A crítica do método marxiano à racionalidade burguesa e à educação tecnicista

Authors

  • Francisco Vítor Macêdo Pereira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB
  • André Monteiro Moraes Universidade Estadual da Paraíba/UEPB

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60197

Keywords:

Método marxiano. Crítica à racionalidade burguesa. Crítica à educação tecnicista.

Abstract

Exercising the materialist interpretation of historical development and the dialectical view of social transformations, the Marxian method remains the most adequate theoretical tool for the critical understanding of the contradictions of bourgeois social reality, although seen by many in a marginalized and / or outdated way. Marx is linked, in fact, to a revolutionary project of society and, in view of the historical complexity of this project, the criticism of the production of technical and scientific knowledge, as well as education as a biased project for social transformation, requires a delicate treatment: of analysis about the bases of social production of the current institutions and capitalist ways of life. Therefore, we propose to explain the evidence regarding the assertion and the relevance of this method: as the one that best enables the understanding of the contradictions of bourgeois social reality, in view of the explanation of their ideological commitments in the production of technical-scientific knowledge and in the vituperation of the working classes’ education.

Author Biographies

Francisco Vítor Macêdo Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2001), bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000), licenciado em Letras-Português pela Universidade Estadual do Ceará (2008), licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2001), licenciado em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (2015), licenciado em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2018), bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (2018), especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Ceará (2004), Especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialista em Estudos Clássicos Greco-latinos pela Universidade Federal do Ceará (2005), especialista em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (2015), mestre em Filosofia, área de concentração Ética e Filosofia Política, pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e doutor em Filosofia Prática pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor efetivo (Adjunto II, nível C) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB, professor Permanente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (MIH/UNILAB), membro do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero Dandara (CIEG DANDARA - Cnpq/UNILAB), membro do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimentos, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global e do Grupo de Estudos e de Pesquisas Pensamento em África (Cnpq/UNILAB). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Prática, atuando principalmente nos seguintes temas: estética da existência, filosofia da educação, ontologia do presente, subjetividades na contemporaneidade, estudos de gênero, relações etnicorraciais, filosofia afro-brasileira e ensino de filosofia.

André Monteiro Moraes, Universidade Estadual da Paraíba/UEPB

Mestrando em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB.

References

PEREIRA, F.V.M.; MORAES, A. M.

Published

2020-11-04

How to Cite

PEREIRA, Francisco Vítor Macêdo; MORAES, André Monteiro. A crítica do método marxiano à racionalidade burguesa e à educação tecnicista. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 593–617, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60197. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60197. Acesso em: 16 may. 2024.

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