Mina Brejuí

memoria y trabajo en Currais Novos-RN

Autores/as

  • Cleia Maria Alves Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Norte
  • FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA IFRN

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60183

Palabras clave:

Memoria. Trabajo. Patrimonio histórico.

Resumen

El artículo forma parte de una tesis de investigación en el Programa de Posgrado en Educación Profesional yTecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Río Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. El objetivo es estudiar la Mina Brejuí, en Currais Novos, considerándola como generadora de riqueza y espacio para el trabajo y el control social. La metodología se basaba en la investigación bibliográfica y en colecciones de revistas. Se concluye que la minería, en Currais Novos, ha producido una identidad local que se refuerza con la materialización de la memoria cristalizada en monumentos y espacios públicos que rinden homenaje a la familia Salustino, propietaria de la mina. Por lo tanto, la ciudad educa a través del recuerdo de los "tiempos gloriosos" que ha vivido.

Biografía del autor/a

Cleia Maria Alves, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em História (UFRN) e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), IFRN/Mossoró.

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, IFRN

Possui graduação em História (UFPB) e doutorado em Educação (UFRN) e Pós-doutorado em Educação (UFF), sob a supervisão da Profa Dra. Maria Ciavatta. É professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, e líder do Grupo de Estudos em Ensino e Práticas Educativas (GENPE/IFRN) É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). Desenvolve pesquisas nas áreas de História oral e memória, história de vida e autoformação, Educação Profissional, saberes docentes, formação e desenvolvimento docente, história da educação, ensino de História. 

Citas

ALVES, C. M. Memórias do trabalho na Mineração Brejuí (Currais Novos-RN): proposta de unidade didática no ensino de História Local no Ensino Médio Integrado. 2019.150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.

ALVES, C. M.; SOUZA, F. C. S. Memórias do trabalho: proposta de unidade didática para o ensino de História Local no Ensino Médio Integrado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559977 Acesso em: 23 jul. 2020.

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Publicado

2020-10-19

Cómo citar

ALVES, Cleia Maria; SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA. Mina Brejuí: memoria y trabajo en Currais Novos-RN. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 356–368, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60183. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60183. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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