De la Génesis del Ser Social a la Alienación

trabajo y educación profesional

Autores/as

  • Bianca Rafaela Boni Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60506

Palabras clave:

Currículo prescrito, Formação profissional, Marxismo

Resumen

Este ensayo discute el concepto de Trabajo presentado en los currículos prescritos de la Educación Técnica Brasileña para el Nivel Medio (EPTNM) y tiene como bae teórica y metodológica el Materialismo Histórico Dialéctico. Los documentos intentaron superar la dualidad entre formación propedéutica y formación profesional y presentar el concepto de Trabajo como fundamento esencial del sujeto como ser ontológico, histórico y social. Sin embargo, el plan de estudios está diseñado y organizado con base en una lógica de marketing, que entiende la formación profesional como una forma de satisfacer las demandas económicas, manteniendo el status quo y, por tanto, no se corresponde con la idea de Trabajo que presenta la EPTNM.

Biografía del autor/a

Bianca Rafaela Boni, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Ilha Solteira. Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, câmpus de Bauru. Participa do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)". Atua principalmente nos seguintes temas: Currículo, Ensino Integral, Educação Profissional, Trabalho e Educação.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4765-4282

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira

Livre-docente em Didática e Currículo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP; doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo e mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira -, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e atua na função de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). Na UNESP lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5021-6852

Citas

REFERÊNCIAS
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Publicado

2021-05-02

Cómo citar

BONI, Bianca Rafaela; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. De la Génesis del Ser Social a la Alienación: trabajo y educación profesional. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 408–431, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60506. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60506. Acesso em: 19 may. 2024.

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