ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PSICOLOGIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i21.40944

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Psicologia Escolar, Instituições Federais de Ensino.

Resumo

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A execução da política de Assistência Estudantil nas Instituições Federais de Ensino solidificou-se e ganhou projeção com a publicação do decreto que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil em 2010. Embora o Decreto nº 7.234/2010 não apresente orientações detalhadas sobre a execução das ações, é a partir de sua publicação que se torna possível investir em áreas específicas, consideradas essenciais à garantia do direito dos estudantes de não apenas ingressar nessas instituições, como também receber o suporte necessário à vida acadêmica e concluir seus cursos em condições equitativas. Dessa forma, a presença da psicólogos e psicólogas na rede federal se amplia, e a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil dos Institutos Federais passa a ser objetivo de estudos mais recentes. Verificam-se tendências progressitas na Assistência Estudantil dos Institutos Federais e necessidades de adequação do trabalho da Psicologia. Apresentam-se propostas voltadas para a atuação em Psicologia Escolar e Educacional como alternativa para as instituições. Reflete-se sobre a importância de adequar as ações à real demanda institucional.

Biografia do Autor

Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Jaguaribe

Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará em 2017. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC em 2012. Atualmente é servidora pública, ocupando o cargo de Psicóloga na Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Jaguaribe, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia - Seção 11 - Gestão 2016-2019 e Professora no Instituto Dom José de Educação e Cultura em Jaguaribe. Áreas de interesse: Assistência Estudantil; Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia e Relações Étnico-raciais; Saúde Mental na educação

Vicente Lima Crisóstomo, Universidade Federal do Ceará

Professor do Depto de Ciências Contábeis/Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará. Áreas de interesse: Finanças Corporativas, Responsabilidade Social Corporativa, Governança Corporativa, Investimento Empresarial, Estrutura de Propriedade, Avaliação de Empresas. Doutorado em Economia Financeira pela Universidade de Valladolid/Espanha. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Ciências Contábeis e Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará.

Elenilce Gomes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Desenvolve atividades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do Fórum Estadual de Educação do Ceará. Colabora com o Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira/UFC. Coordena o Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR). Co-Fundadora do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP). Edita e publica livros sobre trabalho-educação, políticas educacionais, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

NEPOMUCENO DE OLIVEIRA, Raquel Campos; CRISÓSTOMO, Vicente Lima; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PSICOLOGIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 119–129, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i21.40944. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40944. Acesso em: 5 out. 2024.

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