La Educación como Instrumento para Transformar la Realidad:
una aplicación en el interior central de Ceará
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.43891Palabras clave:
transformação social, educação, sociedade, processo de aprendizagem, valorização da vivênciaResumen
O processo de aprendizagem é inerente dos seres vivos, em especial dos seres humanos, é contínuo desde o início da existência até o seu fim e a educação formal é parte importante desse processo, mas não se limita a ela. O artigo busca evidenciar a ação transformadora da educação na realidade das pessoas, fundamentado em um amplo debate sobre a educação e seu poder transformador, bem como a utilização dela no contexto de um projeto aplicado em municípios do Sertão Central cearense. Projeto que busca o compromisso de despertar em seus formandos uma reflexão a respeito de uma educação libertadora. O projeto alinha-se à metodologia da aprendizagem libertadora ao buscar formar indivíduos conscientes de suas realidades e torná-los parte do processo de aprendizagem para a mudança. No entanto, a transformação social, através da educação, não acontece de forma efetiva se todas as formas metodológicas, seja a formação prática ou a humana e crítica, não estiverem em consonância com a prática pedagógica. Como conclusão, houve significativo impacto na realidade dos educandos e dos municípios alcançados pelo programa, mostrando que uma pedagogia libertadora transforma os jovens em protagonistas de sua realidade social.
Citas
SOUSA, Antonia (orgs) Educação profissional: análise contextualizada. Ed. UFC, Fortaleza, 2014.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998. Disponível In: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/508200/CF88_EC85.pdf, acessado em: 10/08/2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. LDBEN, nº 9.394. Brasília: Câmara Federal, 1996.
EMEDIATO, Carlos Alberto. Educação e Transformação Social. Análise Social. 1978 Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223988831F4kNP5ba1Hw59NP3.pdf>. Acesso em: 25/10/2019.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 49º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GONSALVES, Elisa Pereira. Educação Biocêntrica: o presente de Rolando Toro para o pensamento pedagógico. 2º ed. Editora Universitária-UFPB, 2009.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MACHADO, Nílson José. Educação: projeto e valores. São Paulo: escrituras Editoras, 2000. (Coleção Ensaios Transversais).
SCHAFRANSKI, M. D.. A educação e as transformações da sociedade. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, v. 10, p. 101-112, 2005.
STRECK, Danilo R. Educação e transformação social hoje: alguns desafios políticos-pedagógicos. Revista lusófona de educação, v. 13, p. 77-84, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).